Relatório de Comissionamento e de Inspeção Periódica do sistema de hidrantes e mangotinhos.
Este atestado anual será requerido pelo corpo de bombeiros quando efetuar vistoria na edificação, podendo ser na renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros ou a qualquer tempo que ocorra uma vistoria por amostragem ou por atendimento a denúncia específica.
A apresentação dos atestados anuais demonstra, que o proprietário ou o responsável pelo uso assume seu papel de zelar pelo cumprimento legal de suas obrigações e que entende e pratica um comportamento prevencionista.
Inspeção visual da mangueira de incêndio
Após ter sido utilizada, o equipamento deve passar pela inspeção visual. Quando a mangueira é submetida à esse teste, ela não pode apresentar:
- Desgaste por abrasão na parte externa do revestimento
- Manchas e resíduos na superfície externa, originadas por contato com produtos químicos.
- Desprendimento da parte externa
- Deslizamento das uniões em relação ao equipamento
- Dificuldades ao acoplar o engate (os flanges devem girar livre e suavemente)
- Deformações nas uniões, sejam elas causadas por quedas, golpes, arraste ou quaisquer outros.
- Ausência de vedação de borracha nos engates das uniões ou vedação com problemas (fendilhamento, ressecamento ou corte)
- Ausência de identificação do fabricante.
Caso a mangueira tenha seu comprimento reduzido por qualquer procedimento de manutenção, ela dó deve voltar a ser utilizada caso essa redução tenha sido de no máximo 2% do comprimento inicial.
Limpeza e secagem da mangueira de incêndio
Todos os resíduos devem ser removidos da superfície externa da mangueira, e caso a limpeza seja a seco, devem ser utilizadas escovas com cerdas que não sejam metálicas, e o escovamento deve ser feito no sentido da trama.
A mangueira deve ser usada sempre seca, e sua secagem deve ser feita à sombra, com a mangueira na vertical ou em um plano inclinado. Quando for utilizado equipamento para secagem forçada, a temperatura não deve ultrapassar os 50ºC.
Preservação da mangueira
- Evite contato com superfícies pontiagudas
- Evite manobras violentas, entrada repentina de bomba e fechamento abrupto dos esguichos e hidrantes que causam golpes de ariete na linha
- Evite contato direto com o fogo
- Não arraste a mangueira pelo piso, isso pode causar furos
- Evite quedas de uniões